Quando eu emagreci 40 kg… PARTE V

Metamorfose corredora

Foto de Pedro Reis - Fonte: http://br.olhares.com

Quando uma pessoa chega a ficar muito acima do peso, um emagrecimento, ainda que seja rápido, demora a ser notado. Como eu andava meio quieta e afastada e minhas decisões eram muito individuais, levou algum tempo até as pessoas começarem de fato a perceber a diferença. Mas a partir do momento em que ficou gritante coisas engraçadas começaram a acontecer. Um vizinho que nunca tinha dado o menor sinal de sociabilidade resolveu me cumprimentar (será que ele tem algum escrúpulo em se misturar com pessoas obesas?). Completos estranhos vinham falar comigo. A maioria só para me parabenizar e incentivar, mas teve um senhor que trouxe de casa pra mim a dieta da sopa. Uma antiga colega de colégio (que nem naquela época conversava comigo) um dia se materializou correndo do meu lado com a pergunta: “Quantos quilos você emagreceu?” O rapaz da banca de verduras me pedia dicas. Começou a ficar folclórico.

A medida que sua silhueta vai mudando, mudam também os olhares. Até o final de julho  já pesava menos de 70 kg e qualquer aparição pública virava um acontecimento. É uma sensação maravilhosa porque você sente que as pessoas em volta reconhecem sua conquista, aquela reação não é apenas à sua mudança física, é principalmente à sua vitória. Mas em algum lugar também bate uma certa melancolia… Você sabe que continua a mesma e se pergunta porque tantos não enxergavam seu brilho antes. A resposta só se encontra algum tempo depois… A verdade é que você estava disfarçada e não sabia. A maioria das pessoas te via, mas não te enxergava porque pra fazer isso tinha que cavar na fantasia e só quem ama se da a esse trabalho.

Engana-se quem pensa que tem a ver pura e simplesmente com preconceito (embora uma parte seja isso sim!!!), tem a ver com negligência. Todo mundo no fundo sabe que quando alguém abre mão de si mesmo em termos de saúde, de alegria, de vaidade, de estética (também, por que não?) é porque deixou de se querer bem. É o começo de uma história que não promete final feliz, triste de assistir. E é só prestar atenção aos filmes, novelas, programas, músicas pra perceber: Ninguém que saber de história de desamor.

É por isso que não da pra não tansbordar de alegria quando uma antiga conhecida, às vezes até uma amiga que não se via há algum tempo, fica exultante ao ter que te olhar muito nos olhos antes de te reconhecer, logo depois de ter te abraçado sem graça pensando que você era uma estranha cometendo um engano. Não é o simples reflexo da ditadura da magreza, não. É a sensação de estar de volta a si, ao seu comando, ao seu corpo, ao seu controle. Não tem nada completamente definido, resolvido ou consertado na minha vida. É o começo de um longo caminho. Só que hoje não me sinto 40 kg  mais magra, me sinto 40 kg mais eu.

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”

Esse post foi publicado em Quando emagreci 40 kg. Bookmark o link permanente.

25 respostas para Quando eu emagreci 40 kg… PARTE V

  1. Janaína disse:

    Olá, Ana!
    Lindo depoimento! O que você diz é pura verdade, já passei por isso, sei como é. Parabéns pela coragem e, por se permitir ser “essa metamorfose ambulante”!
    Beijos!

  2. edu disse:

    a música não poderia ser melhor.e você ana,melhor impossível!

    beijos,até

  3. Bete disse:

    Oi Aninha, bom dia!
    Acho que sou a primeira ler cada post… hahahahaha Fico na espera e então me deleito com cada uma de suas palavras! Tão sinceras e ao mesmo tempo, tão divertidas! Estou tão orgulhosa e com tanta invejinha (boa!) de você!!!! Estou absorvendo tudo e fazendo meus planos (para o segundo semestre… mas, com certeza vou colocá-los em prática… rsrsrsrs) Vou te seguir, pode acreditar em mim! Beijos, minha linda!

  4. Maggie disse:

    Oi amiga,
    Já te admirava faz tempo mas desde que estreitamos os laços de convivência minha admiração só fez crescer. Sempre te achei linda e suas palavras de sabedoria por muitas vezes mudou meu estado de ser, sentir e olhar. Vanglorio com essa sua conquista e com todas as outras que virão daqui pra frente. Isso aí, Ana Paula! Continue a encher nossos dias de esperança, mudança de atitude, quem sabe o que mais, com sua escrita. bjns.

  5. Tassia disse:

    Olá,
    Vim parar no seu blog pesquizando sobre alimentação,dieta, emagrecimento e talz.

    Fiquei muito impressionada com a sua determinação.
    Não sou gorda, mas tenho um pneuzinho que me incomoda MUITO, sempre fui esportista, mas parei quando mudei de país e isso fez com que toda massa muscular virasse gordura pura.
    Ultimamente comecei a correr e caminhar para ver se emagrecia, mas como não estava dando muito resultado(emagrecia e voltava) acabei desanimando.
    Mas lendo seu blog me sinto muito mais animada, isso é totalmente inspirador.
    Parabéns, irei continuar com as minhas corridas.

    • anadoug disse:

      Tássia,

      Acho q vez por outra todos nós precisamos de inspiração…
      Pra qd aparece a vontade de malhar a gente não ficar quieto esperando passar
      e inventar a vontade quando ela não aparece.
      Vc logo logo encontra seu rítimo!
      Seja bem vinda!
      Volte sempre!!!

  6. Martinha disse:

    Bom dia Ana!

    Eu sei bem o que você fala, tenho uma amiga que fez redução de estômago e como não a vejo sempre, não consegui me acostumar até hoje. rsrsrs

    É muito bom quando nos sentimos vitoriosos com a nossa conquista.

    Parabéns mil vezes!!!!

  7. GuGa disse:

    aiaiaiiii… te ler é me ver….
    mas nem tudo foi assim… com tantas observações maravilhosas, ou deslumbradas…
    até hoje depois de tanto perder…há cobranças porque ainda acham que estou acima do que se pede…. e quer saber eu fico onde quero….
    saudadesss montidubeijus

    • anadoug disse:

      Oi, Guga!!!!!!!!
      hahhahahhahahahhahahhahahahhahahhahahhahha
      É porque vc não sabe quantas vezes depois de um esforço hérculeo
      alguns tinham a cara de pau de dizer simplesmente:
      “continue assim, não para!”
      $#@*&%$#@#$%¨&%$#@
      Teve isso sim… Muito!!
      É que pra minha caixinha de recordações só foram os outros…
      Saudade também…
      Beijo!!!!

  8. sasha disse:

    boa madrugada
    não sei se vai funcionar aqui
    imagem

  9. Feliz³ disse:

    oiê!

    40 kls mais você!!!
    e com certeza,40 vezes mais bela… não pelo peso perdido,mas pela leveza e força que descubriste dentro de ti…

    Mereces,queriiida!!!!!Cada gozo desta vitória,cada brilho no olhar do outro,cada cumprimento e tudo o mais de bom que a vida lhe “entregou”após retirares a “máscara do disfarce…”

    Eita,vc ganhou presente liiindo!!!cute cute.rs…
    Ué,o link abriu pra mim…. e te garanto,vais amarrrr!!!!!!é um presente liiindo e personalizado!!!cute cute.rs…
    Tente assim… cole o link abaixo,no teu navegador…

    se preferir ir direto na “fonte”:

    http://www.arteartimanha.blogspot.com

    Bom dia procê,flor do dia!!!beijão.

    ps.ahhh fiquei com vontade de lhe presentear,tbm….. rss

  10. GuGa disse:

    bom diaaa a.Bêlinhaaaa
    friooo bruuuuuuuuu
    bommmm….muito bom….
    ideal pra um fim de tarde na varanda com um belo mate e uma paisagemmm de fim de outonooo
    montidubeijus

  11. gladys disse:

    Nossa Ana como tudo mudou!
    Apesar de não te conhecer a fundo,sinto que vc mudou muito.
    Isso e bom,mudanças sempre tem que ter .Modificar aparencias e facil, bom mais ao menos kkk.Mas sei que sua mudança foi de dentro.Com amadurecimento, sofrimentos e ate mesmo com conciencia…..Mas e isso ai tudo ao seu tempo não e mesmo?
    Pois e somos seres modificaveis ainda bem.
    Gosto de ler seus depoimentos, se um dia talves poderiamos nos encontrar e deixar as boas ideias fluirem de nos em um bom papo. Que tal?
    bjos

  12. Leila disse:

    É interessante.Algo me diz que o ser humano não foi projetado para ser obeso.A sensação que a gente tem quando veste aquela roupa que não servia nem a”pau” é incrível;é uma mistura de alegria com vitória e satisfação.É bem legal.beijos.

Deixe um comentário

